CURSO ONLINE TETRABRAZIL 

POTENCIALIZANDO A SESSÃO DE TREINO NO FUTEBOL

CURSO ONLINE

POTENCIALIZANDO A SESSÃO DE TREINO NO FUTEBOL:

Seleção do conteúdo, Operacionalização e Controle das atividades. O curso é ministrado por Humberto Simao, Diretor Técnico da TetraBrazil e do clube Minnesota Rush nos EUA e auxiliado por Camilla Orlando, atual treinadora profissional da equipe feminina do Red Bull Bragantino e campeã  Brasileira Sub 18 com Internacional de Porto Alegre em 2019.

Inicio em XX de Maio

Investimento: R$150 (estudante paga meia)

DETLAHES:

Curso: Potencializando a Sessão de treino no Futebol: Seleção do conteúdo, Operacionalização e Controle das atividades.

Certificado de 16h

À distância via plataforma Zoom

Início: XX/XX/2020

Investimento: R$150

Desconto de R$50 reais para os primeiros 15 inscritos não estudantes. Bolsa de 100% no TetraPREP 2020-2021ou estagio nos EUA deuma semana*, 

O CURSO: "Potencializando a Sessão de treino no Futebol: Seleção do conteúdo, Operacionalização e Controle das atividades. Este é o tema das sessões teóricas, que serão abordados durante o curso que será realizado via plataforma Zoom.

 

PUBLICO ALVO: O curso é destinado a estudantes e professores de Educação Física, treinadores de futebol e  profissionais de áreas afins, interessados em seguir a profissão de Treinador de Futebol. Os concluintes receberão Certificado de Conclusão do Curso.

FORMATO: Aulas online de 1 hora e 20 minutos de duração e atividades individuais para correção via plataforma Zoom com utilização de vídeos, imagens e gráficos. Frequência de 2 vezes por semana ( Segunda-feira e Quinta-feira) sempre as 16 Horas (Horário de Brasília)

PROFESSORES:  Ministrante: Humberto Simão Dias (Coordenador Técnico TetraBrazil e treinador da categoria sub 16 do MN Rush em Minnesota – EUA)

Ministrante Auxiliar: Camilla Orlando (Treinadora da categoria profissional do Redbull Brasil Feminino) 

EXTRA: Mentoria e acompanhamento individualizado.

PROFESSORES

Humberto Simão: Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Humberto participou dos programas de Academy, Futsal e Soccer Camp da TetraBrazil e atualmente é o Diretor Técnico do Clube Euro FC no estado de Minnessota, onde é responsável pela metodologia do clube, pela coordenação dos treinadores TetraBrazil e pelo desenvolvimento técnico dos jogadores.

Camilla Orlando: Atual treinadora da equipe professional feminina do Red Bull Bragantino, Camilla é também a treinadora campeã Brasileira Sub 18 como treinadora do Internacional de Porto Alegre. Palestrante de vários cursos em âmbito nacional, Camilla trabalhou com a TetraBrazil nos EUA e teve uma carreira como jogadora universitária nos EUA. ;

Conteúdo Programático:

Aula 1: Introdução e Planejamento dos conteúdos no futebol


  • Apresentação Individual – Background, Cursos, experiências práticas como treinador e Diretor Técnico. Desafios, erros e acertos na trajetória.
  • O que é planejamento e sua importância para o processo de ensinoaprendizagem do futebol – Pilares de um bom planejamento, Metas eErros comuns na tomada de decisão. (Currículo de ensino, Diretrizes do clube, Contexto inserido...)
  • Exercício de construção de um micro planejamento.




Aula 2: Diferenças entre as faixas-etárias e como interferem no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do futebol


  • Característica da faixa-etária dos 4 aos 6 anos: Aspectos físicos, fisiológicos, cognitivos e psicológicos que baseiam às escolhas de conteúdos e métodos.
  • Característica da faixa-etária dos 6 aos 10 anos: Aspectos físicos, fisiológicos, cognitivos e psicológicos que baseiam às escolhas de conteúdos e métodos.
  • Característica da faixa-etária dos 11 aos 14 anos: Aspectos físicos, fisiológicos, cognitivos e psicológicos que baseiam às escolhas de conteúdos e métodos.
  • Característica da faixa-etária dos 15 aos 18 anos: Aspectos físicos, fisiológicos, cognitivos e psicológicos que baseiam às escolhas de conteúdos e métodos.
  • Exercício problema: Identificar erros de conteúdo relacionados a uma faixa etária específica.




Aula 3: Técnica e Tática – Suas relações no jogo


  • O que é a técnica específica do futebol: Básicas e avançadas e sua relação com a modalidade.
  • O que é a tática no futebol: Esquema tático, Sistema, Tática individual e de grupo.
  • Como a técnica e a tática se relacionam nas sessões de treinamento
  • Exercício de relação de conteúdos no processo de operacionalização do treino.




Aula 4: Métodos de treinamento e sua importância para o treino


  • Características do método Analítico e suas variações: Simples, Dinâmico, Situacional.
  • Características dos Jogos Técnicos: Objetivos, pontos positivos e negativos
  • Características dos Jogos Conceituais: Importância no processo de ensinoaprendizagem.
  • Características dos Jogos Específicos: Importância no processo de ensinoaprendizagem, erros comuns.
  • Exercício de escolha de métodos a partir de objetivos previamente definidos.




Aula 5: Técnicas de Potencialização da aprendizagem de um conteúdo


  • Manipulação das variáveis: Estrutura, regras, tempo, oposição e como interferem na atividade.
  • Comunicação efetiva: Tipos de feedbacks, momentos de intervenções, posicionamento do treinador.
  • Descoberta guiada: O que é, para que e quando se utilizar.
  • Regras de limitação: É mais prejudicial do que benéfico para a aprendizagem do futebol.
  • Exercício de descrição das características ideais de um treinador para diferentes categorias, culturas e contextos.




Aula 6: Processo de escolha e construção de uma sessção de treino


  • Importância de um bom objetivo para a atividade
  • Escolhendo o conteúdo: Faixa-etária, Contexto, Nível, Fase de treinamento (pré competitivo, competitivo, pós competição...) e porquê.
  • Tópico a ser abordado: Conteúdo que será contemplado na atividade com base nas fases e momentos do jogo.
  • Objetivo da atividade: Dentro de um tópico existem muitos conteúdos. Ex. Tópico: Organização Ofensiva – Circulação da bola. Objetivo: Como (Passe forte, rasteiro, buscando as diagonais, onde (Setor de criação), para que (gerar desequilíbrio), quem (setor de meio e ataque, quando (quando o adversário estiver organizado no primeiro terço).
  • Exercício de criação de um objetivo de um de treino com contexto e tópico previamente definido.




Aula 7: Do planejamento à operacionalização


  • Produção de uma sessão de treino completa levando-se em consideração: Contexto, Tópico, Objetivo, Relação entre conteúdos numa mesma sessão, Métodos utilizados, Regras de atuação e avaliação do treino.
  • Conclusão do Mini-Curso.





© 2020 TetraBrazil Soccer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon